O que você faz?

O que você faz quando o motorista do ônibus passa em cima de uma poça d’água enquanto você está na calçada e te molha inteiro?
O que você faz quando, totalmente encharcado, tira os óculos pra limpar em algum lugar seco escondido debaixo do casaco e um motoqueiro surge do nada derrapando tão perto de você que o susto te faz derrubar os óculos?
O que você faz quando, sem enxergar praticamente nada devido aos seis graus de miopia, você apenas escuta o barulho do óculos batendo no chão, sente que todos à sua volta começaram a se mexer, e vislumbra um borrão verde onde sabe estar o sinal de pedreste e entende que seus óculos estão perdidos e despedaçados na manada que atravessa a rua correndo na chuva?
O que você faz enquanto atravessa a rua quase levado pela multidão, quando lembra que falta apenas meia hora pra prova começar, e que se perder essa chance terá que esperar até o ano que vem?
O que você faz quando consegue, sabe-se lá como, chegar ao local da prova, mas está tão tomado de raiva pela chuva, pelo motorista de ônibus, pelo motoqueiro, pelo universo, que não consegue se concentrar nem pra ler a questão da prova, muito menos respondê-la, ainda mais porque precisa quase colar os olhos no papel para enxergar e já está ficando com dor de cabeça?
O que você faz quando derruba a prova, o fiscal pensa que você está colando, mas acaba se convencendo que não, e seu coração aos poucos vai voltando ao ritmo normal, e o susto traz uma lucidez que se parece muito com um novo par de óculos?
O que você faz quando entrega a prova sabendo que não acertou tudo, mas que fez o que pôde?
O que você faz quando percebe que não desistiu?
O que você faz quando lembra dos óculos perdidos, e se assusta ao lembrar de tantas vezes que usou ele e outras coisas como desculpa para não fazer algo que precisava fazer?
O que você faz quando nada acontece do jeito que você imaginou, quis e esperou?
Viver é caminhar na chuva, molhado, sem óculos, com seis graus de miopia, e ainda assim continuar.
Carina Destempero

Desafio da Semana:

19/06 - Eu uso óculos

Deixe uma resposta